segunda-feira, novembro 20, 2006


Se leva muito tempo para aprender a ser jovem. A frase é do Picasso, mas foi usada por muitos críticos para se referir ao filme Elsa e Fred, do diretor Marcos Carnevale. O longa, uma co-produção da Argentina e da Espanha, é uma história comum e até um pouco clichê. Elsa tem mais de 80 anos, e, além de péssima motorista, é louca no bom sentido, alegre. Tem fome e sede de vida. Fred ficou viúvo recentemente, tem uma vida organizada-certinha ao extremo, é hipocondríaco e mal humorado. Não precisa nem dizer o que acontece no filme. Não tem surpresa. Por trás do romance de Elsa e Fred está o filme La dolce vita, de Felini. Acho que o filme foi feito para dizer que nunca é tarde para amar. E que a vida está aí para ser vivida e que o tempo não pára. É um tapa na cara. Daqueles que doem.

O filme acabou e eu continuei sentada na poltrona do cinema. Chorando, chorando, chorando. Até não conseguir mais. Se alguém me perguntar sobre a produção, sobre a direção, sobre as cenas e os figurinos... Não reparei em nada disso. Não tenho idéia nem de quanto tempo o filme durou. Só sei que Elsa e Fred me emocionou muito e entrou para a lista dos melhores filmes que vi na minha vida. Para mim arte é isso. É eu poder viver outras vidas, esquecer o meu mundinho tão pequeno, me emocionar, chorar e rir ao mesmo tempo.

Eu não acho que você tenha medo de morrer. Acho que você tem medo é de viver
É o que Elsa diz a Fred, em uma parte do filme

3 comentários:

stefany disse...

que lindo o post! adorei! :)~
quero ser uma velhinha que nem ela!
hahahaha

beijos!

Anonymous disse...

Quero ver esse filme...mas como? "Nóis do interior",não temos acesso.Preciso aprender porque quero ser uma velhinha assim tb, senão voces me mandam para algum asilo da vida.(hahahahahahsnif,snif,snif)

Anonymous disse...

hehehe... Adorei a citação final. Seja bem vinda ao clube, Elsa, ou melhor, Flávia
Beijo,
Erica