quarta-feira, janeiro 24, 2007

A Buzu (pode ter link?) é suspeita pra falar. Mas mesmo assim eu vou comentar um post que ela escreveu. Ler os arquivos antigos, organizados por datas lá no pé da página, me fez lembrar o início da minha vida blogueira. Um pouco depois de eu criar o primeiro blog, Ahneim, em 2002, ela também criou o primeiro de uma série, o Segredos de Liquidificador. Depois vieram muitos. Na minha lista, consegui me lembrar de cinco blogs diferentes. Além de um secreto, que tive há muito tempo, mas cujo nome eu confesso não me lembrar agora. Na lista dela, impossível contar nos dedos quantos blogs já existiram. Secretos foram muitos. Que depois de um tempo acabavam se tornando público. Fora os que devem ter sido criados e que eu nem fiquei sabendo. Mas o que eu queria dizer mesmo com este post é que algumas pessoas conseguem manter um mesmo blog por muitos e muitos anos. O que acaba virando uma identidade, uma marca da pessoa. Um exemplo é o Sorvete de Casquinho, da Naty. Desde quando eu criei o meu primeiro blog e passei a acompanhar a vida de alguns blogueiros da vida, o Sorvete existe, tem o mesmo template, a mesma letra, o mesmo jeito de escrever. A autora, com certeza, passou por mil e uma mudanças no decorrer desses anos todos. Por muito tempo, li tudo que ela escrevia diariamente. Trocamos e-mails e comentários. Lembro da primeira vez que ela postou uma foto. Hoje, se eu encontrasse na rua, a reconheceria. Isso não é muito maluco? Com o passar dos anos, esse mundão da internet meio que ficou distante de mim. Mas às vezes, quando estou com tempo, quando quero ler coisas bacanas na internet, entro no Sorvete. E sinto saudade do tempo em que eu acompanhava de perto a vida de pessoas que, mesmo distantes, lá no Recife, por exemplo, estavam perto, num clicar do mouse. E acho que eu invejo esse tipo de gente, que consegue manter uma coerência, uma base, um ponto fixo na internet, mesmo com todas as mudanças que acontecem na vida da gente. Eu enjoava dos meus blogs. Alguma coisa me acontecia e lá ia eu trocar o blog, trocar tudo, começar de novo. Mas o que muda é apenas o endereço. O layout. O que é assustador, por um lado. Por mais que eu tenha criado blogs diferentes, é possível eu colocá-los todos ali, no pé da página, nos arquivos, como a Buzu fez. A conclusão que se pode chegar é que mudar demais só dá trabalho depois, quando surgir aquela vontade de guardar tudo, de deixar parte da nossa história registrada, pra que um dia, quando não estivermos mais neste mundo, alguém consiga ler um pouco do que deixamos por escrito.

Daí eu só consigo pensar no diário da Anna Joaquina. Uma mulher da Cidade de Goiás que escreveu em caderninhos o que acontecia no seu dia e na cidade onde morava. De 1880 a 1930! Cinquenta anos de diário. Todos esses anos estão em cadernos escolares. Com a data registrada na capa. Quando eu e um colega fomos ler, pesquisar e transcrever tudo que essa mulher deixou escrito, não tivemos dificuldade em colocar as informações na linha do tempo. O trabalho já havia sido feito por ela. Bastava entendermos as letras grafadas com o estilo do século XIX e deciframos alguns códigos e dizeres de trás pra frente. Ela e a Naty têm algo em comum. Uma em 1880, outra no ano 2000. Uma com diário em papel. Outra com blog na internet.

Fui pensando nisso tudo enquanto escrevia. Agora, me veio à cabeça uma pergunta. Será que isso rende um projeto de monografia?

8 comentários:

Anônimo disse...

nossa, eu tenho certeza que rende. como o seu post rende muito assunto também. eu, como você, invejo as pessoas que mantêm "coerência" na internet. acabam criando e mantendo uma identidade que é muito bacana. ajuda a aproximar quem tem afinidade e a afastar quem não tem. eu, como você sabe, vivo de fases. de andar escondida e de me mostrar. prefiro pensar que somos um pouco como cecília, sabe? ou como guimarães rosa dizia, estamos sempre mudando. e essa mudança acompanha também nossos "rastros" por aí. o que acaba, também, dando sinais da nossa identidade e personalidade. não é doido, isso? até nossas andanças pela internet dizem de nós, hehehehe.
quanto ao meu blog atual, pode colocar link sim. ando numa fase de andar pela rua ;-))
sobre a monografia, acabei pensando numa coisa doidíssima aqui, que certamente precisa ser mexida prá virar um projeto de verdade. e se você fizesse um paralelo entre o diário da anna joaquina e alguns blogs atuais, analisando essa questão de formação de identidade, de repente as questões de linguagem e tal? tá meio confuso, mas vc, que é bem mais inteligente do que, vai saber encontrar um caminho. adorei a idéia. ando numa fase bem entusiasta dos blogs e querendo não só ler, mas entender também o fenômeno, hehehehe ;-))

beijos, meu amor. te adoro muito.

Flávia disse...

pois é. eu já fiz aquele projeto de blogs como um novo conceito de notícia, de jornalismo. luciano vive falando pra eu retomar um tema como esse, que é atual e pode render pano pra manga. mas aproveitar o diário da anna joaquina é uma boa. fiquei pensando nisso hoje, enquanto escrevia, enquanto lia os posts antigos de blogs antigos nos arquivos do seu blog. e concordo com você, porque nossas andanças e mudanças acompanham mesmo os rastros, o que de certa forma nos dá uma identidade. você, como boa entendedora de blogs, pode me passar sites e livros que tratam do tema? preciso ler algumas coisas pra começar a formatar algum tema, pra depois montar um projeto na minha cabeça. enquanto isso a gente vai conversando. se você vier pra brasília a gente pode conversar mais de perto, sabe? (indireta boa, hihihhihi). beijos, amore. brigada por tudo.

Anônimo disse...

bom, eu bem sei que você está fazendo jornalismo e seria de bom tom (prá dizer o mínimo) que você fizesse alguma coisa relacionada à notícia. mas eeeeeeeeeeeeu, e só eu (porque sei que eles são bons), detesto blogs jornalísticos. não tenho paciência prá ler e acabo sendo vítima (também sei que perco muito com isso) das notícias vindas dos "faladores de sempre". mas prefiro mesmo os blogs pessoais, que acabam trazendo mais essa discussão sobre identidade e história. enfim, talvez o melhor seja você fazer um projeto de mestrado prá sua eterna orientadora, hehehehe (sentiu a indireta? hahahahahaha). não sei como o diário pode ser um tema pro jornalismo, apesar de ter toda aquela questão dos grandes acontecimentos, vistos pelos jornalistas, impactarem na vida das pessoas, hmmm, comuns e isso gerar um relato paralelo (nos blogs) também muito interessante.
sobre referências, não estou conseguindo me lembrar muito. há vários blogueiros que discutem o que é blog e etc, mas não estou me lembrando de outro a não ser a meg. há uma entrevista que ela deu há anos para a elis monteiro em que há uma análise dos blogs interessante. o link é esse http://www.meguimaraes.com/imagensepalavras/arquivo/000001.html
não sei se é por aí, vou pensar em mais coisas e te falo.
e siiiim, vamos conversar sobre isso. me interesso demais pelo assunto. dá uma olhada na fac, aí na unb, aposto que alguém já fez dissertação sobre blogs. quando é que vc não vai ter plantão no fim de semana, beibe? me avisa que aí eu vou, ué ;-) até 12 de fevereiro ainda sou uma mulher livre, leve, solta e com saudades. beeeijos!

Anônimo disse...

eu de novo. estou dando uma olhada nos arquivos do imagens e palavras, da meg, e achei também esse texto:
http://www.meguimaraes.com/imagensepalavras/arquivo/001045.html
é beeeeem interessante. sobre crime na internet, mais especificamente nos blogs. e se você der uma olhada nos arquivos, parece que tem bastante coisa, acho que vale a pena.
beeeeeeeeeeijos!

Flávia disse...

aaaaaaaaai não faça isso comigo. tenho duas matérias pra escrever e vontade de ler todos esses posts. eu fiz plantão no último fim de semana. o próximo é daqui a quatro semanas. e no carnaval. vê com o jr quando vocês podem vir e me diz. eu arrumo minha vida de acordo com sua necessidade. sentiu a importância? ;) só no fim de semana do dia 10 que não dá. meus pais estarão aqui. no dia 3 eu iria pra patos. mas se vocês vierem, eu fico. beijos! brigada pelos links, assim que puder eu leio.

Anônimo disse...

conversê paralelo. :) mas adorei o papo, o tema e a idéia. também acho que rende sim, e por que não de jornalismo? aqui saía cada tema doido. e tu, uma futura jornalista-historiadora, ou historiadora-jornalista, farias um bom trabalho registrando isso. e eu quero ler depois. sabes que eu não me imagino com outro blog, que não o ipsis litteris? não mesmo, sou como a naty, levo o meu verdinho até o fim. beijos, lindona! beijos pra buzuzinha também.

Anônimo disse...

daisitcha, aqui, que bom :-)) ela é uma que eu invejo, mantendo o ipsis há tanto tempo. mas essa sensação boa de estar construindo história apareceu um pouco quando coloquei os arquivos lá no tudo tem. o mais curioso é que, não sei vocês, mas eu tenho uma certa vergonha do que escrevi há tanto tempo. me sinto boba e infantil. mas comecei a pensar que a vida é isso mesmo, cheia de fases e que em algumas somos genuinamente bobos e infantis. estou tentando perder o pudor e deixar lá e não tem sido ruim, sabem? anyway, vamos ver ;-))
xuxu, acabei de ver que esse fim de semana é o aniversário do seu marido. vocês vão comemorar secretamente, com amor e luz de velas, né? porque até pensei em ir agora, mas de repente seja melhor deixar pro próximo, que é dia 3. bom, veja aí e me diga. não sei se júnior vai porque ele é meio enrolado, mas eu chamo. qualquer coisa vcs em aturam sozinha, hehehehe. beijos!

Anônimo disse...

Eita, que reunião delícia é essa? Rê, Flavinha e Deisoca num mesmo lugar? E ainda sou personagen do post? Puuuuxa! :))))

Mas sabem... a minha relação com o blog é meio louca. Nunca quis mudar layout, endereço, nada. Gosto de como ele foi construído esses anos todos. Mas nos últimos tempos perdi um pouco o tesão. Acho que contribuiu o fato de que no meu primeiro dia de aula (turma de comunicação da UFPE - pause: sou professora do estágio docência), meus alunos de cara disseram que sabiam da minha "vida virtual". Aí me senti meio travada, sei lá. Tirei os arquivos do ar e passei a me podar um pouco. Mas tô tentando desencanar com isso e relaxar. Porque aquilo tudo sou eu. Para leitores, amigos, inimigos ou quem quer que seja... Vamos ver, tenho sentido falta de escrever do meu jeito, as minhas coisinhas e "abobrinhices".

Um beijo em todas vocês!

:***************

Naty